quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Estar grávida é...

sentir todas as emoções, tudo junto ao mesmo tempo, vontade de rir e chorar, raiva, amor, calor, muito calor, mau humor... é amar uma pessoa que você nem conhece ainda, mas que faz parte de vc, vc se comunica com este ser maravilhoso que habita dentro de vc.

Estou com 33 semanas e meia, a ansiedade já toma conta do meu ser, o Bernardo é muito malandrinho, ele se mexe o tempo todo e sabe como fazer para chamar a atenção, semana passada nos deu um susto, passei a noite tendo dores, cólicas fortes, quando amanheceu fui para meu médico e logo depois encaminhada para o hospital, chegando lá fiz uma eco de emergência e logo vimos que estava tudo bem, ele inclusive bocejava tranquilamente e a mamãe aqui passou a noite inteira em claro (graças a Deus).

Enfim, estou muito ansiosa, falta 1 mes para ver a carinha sapeca desse guri, nem durmo mais direito a noite, pois também só durmo quando ele me deixa e quando não estou tão ansiosa, os movimentos do bebe nesta fase são muito perceptíveis e cada movimento causa uma euforia enorme em mim, parece que tem um vulcãozinho aqui dentro...rsrsrs

Por hoje é só. :-)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Desabafo

Nada na vida é tão maravilhoso que não tenha um lado ruim..e a gravidez é uma delas, que além de ser maravilhoso gerar uma vida dentro de você, é algo que gera sensações não muito agradáveis.

Passei mal a noite inteira, cólicas, dor de cabeça, desconforto... enfim passei minha primeira (de muitas que virão) noite em claro, logo cedinho fui ao meu médico e vi que estava tudo bem mas que precisava de repouso (pra mim sempre foi muito difícil repousar- inquieta), o que na minha atual situação achei muito bom, pois estou com 32 semanas de gestação, com pés e mãos inchados, 14 kg a mais, muito sono...enfim não posso desejar nada mais além de que o tempo passe mais rápido (aliás, isso depois de desejar que meu filhote venha com muita saúde).

Agora uma coisa boa: Owwnnn fiz uma eco de emergência...e ele tava bocejando (não dormiu a noite toda tb) coisa mais fofa do mundo.

(coisas de grávida)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Para todas as gestantes

Exames básicos:

*Sangue, urina e fezes Quando a gravidez é constatada, faz-se uma espécie de check-up para ver como está a saúde da mãe. Além do hemograma e glicemia de jejum, avalia-se o tipo sanguíneo, fator Rh, presença do vírus da aids e de anticorpos que indicam se a mãe já teve doenças que durante a gravidez podem comprometer a formação do bebê, como rubéola, hepatite B, citomegalovírus, toxoplasmose e sífilis. Exames de urina e de fezes detectam infecções urinárias e parasitoses.
*Ultra-sonografias Normalmente são feitas quatro ultra-sonografias durante os nove meses. No primeiro trimestre da gravidez, o exame checa o número de embriões e sua localização — se estão dentro do útero e não nas trompas. Entre a 12ª semana e a 14ª semana, calcula, além do desenvolvimento, o tamanho da nuca do bebê (translucência nucal) e a medida do osso nasal, parâmetros que indicam o risco de síndrome de Down. Como em 25% dos casos a translucência pode resultar em falso negativo, alguns obstetras pedem um exame de sangue específico para identificar o problema.
*Na 20ª semana, é a vez do ultra-som morfológico, que analisa a anatomia do feto e mede o tamanho dos ossos e dos órgãos. O exame diagnostica 90% das malformações. Quando há suspeita de anomalias, confirma-se o diagnóstico com o ultra-som 3D, que fornece imagens tridimensionais. Quando necessário. Entre a 32ª semana e a 35ª,mais um ultra-som, agora associado à Doppler velocimetria, avalia a circulação do sangue materno para a placenta e desta para o bebê. Esse exame pode ser indicado durante toda a gestação para mães hipertensas ou com doença que impede o bom funcionamento da placenta.
*Teste de diabete gestacional Por volta da 24ª semana, faz-se um exame de sangue para avaliar o nível de glicose no sangue. Se o resultado der alterado, recomenda-se um exame mais completo, com sobrecarga de açucar.
*Cultura da secreção vaginal Esse exame, feito por volta da 35ª semana, começa a se tornar rotina na prevenção de infecções neonatais. A cultura de material coletado do colo do útero aponta a presença ou não de estreptococos no canal de parto. Se a bactéria não for eliminada, o bebê pode ser contaminado no nascimento.
Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI3201-10548-2,00-GRAVIDEZ+A+LISTA+COMPLETA+DE+EXAMES.html

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aprendendo...

Quando ficamos grávida todo mundo quer ensinar alguma coisa e vc começa a ler tudo a respeito, tenho uma dica que vale bastante, fazer o curso de gestante que os hospitais oferecem é ótimo, dá para aprender muita coisa, mas não deixe para´o final da gestação, pois vc já estará mais indisposta. Quem gosta de ler tem um livro que achei ótimo: A Vida do Bebê, escrito pelo Dr.Rinaldo de Lamare. Este livro ensina a criar e educar os filhos desde o nascimento até completar 2 anos de idade, eu diria que é uma bíblia para as mães.

Esqueci de dizer, estou completando 32 semanas amanhã, já estou na reta final... espero poder ajudar com minhas experiências.

Início de uma nova era

Estou vivendo um momento muito diferente na minha vida e resolvi compratilhar com mais pessoas que como eu estão passando, passaram ou irão passar por este momento mágico que é a maternidade, como é minha primeira gestação, lógico que tenho muitas dúvidas, medos etc.

Descobri que estava grávida com 6 semanas de gestação, nossa foi uma mistura de sentimentos, não sabia se ficava feliz, ria e chorava ao mesmo tempo, não esperava por essa notícia, foi uma surpresa maravilhosa, não sabia nem como dar a notícia para as pessoas, foi algo realmente estranho, não sabia o que fazer, no mesmo dia contei para o pai do meu filho, pensei que ele fosse ficar super bravo afinal não esperávamos por isso, mas qual foi minha alegria que ele ficou super feliz, nós temos um relacionamento de 10 anos, mas isso já é outra história... vou contar aqui nossa preparação para chegada desse anjo.